Início Entretenimento Defesa Civil de SP alerta Baixada Santista para riscos de desastres nos...

Defesa Civil de SP alerta Baixada Santista para riscos de desastres nos próximos três dias

Com previsão de chuvas intensas nos próximos três dias, a região da Baixada Santista está em alerta da Defesa Civil de SP pelo risco de deslizamentos, desabamentos, enxurradas e alagamentos.

A previsão de volume de chuvas para o período que vai desta segunda, 25, até quarta-feira, 27,  é de 90mm – o triplo do volume de chuvas do período de sábado, 22, até hoje. Os alertas foram divulgados nesta segunda-feira, nos canais oficiais da órgão.

Durante o mês de janeiro, diversas cidades da Baixada Santista vem sofrendo com as consequências das chuvas.  Há pouco menos de uma semana, na madrugada entre os dias 18 e 19 de janeiro, fortes e demoradas chuvas causaram estrago na cidade de Peruíbe, no litoral sul de SP. Com a tempestade que se abateu sobre a cidade, a avenida Mario Covas Junior (avenida da praia), no Jardim Beira-Mar, cedeu, o que abriu uma cratera gigante no local. 

No mesmo período, diversas ruas de Mongaguá, na Baixada Santista, foram alagadas em razão do alto volume de chuvas e do saneamento precário. Em um dia, a cidade registrou um volume de chuvas equivalente à média de onze dias.  

Além da Baixada Santista, outras regiões do estado também estão em alerta em função dos riscos do alto volume de chuva. A previsão de chuvas para a região do vale do Ribeira e Litoral Sul é ainda maior que da Baixada Santista, no mesmo período. São previstos 100mm de chuva nas próximas 72 horas, ante 30mm dos últimos três dias. A região metropolitana da Capital também está alertada pela Defesa Cívil.