Início Praia Grande Praia Grande retoma aulas da rede municipal de forma online; Presencial só...

Praia Grande retoma aulas da rede municipal de forma online; Presencial só em março

Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A Secretaria de Educação (Seduc) de Praia Grande deu início ao ano letivo de 2021 de forma online nesta segunda-feira (8). Nas 77 escolas municipais, as aulas continuam acontecendo de forma remota durante o mês de fevereiro, e devem ser presenciais a partir de 1º de março.

São 55 mil estudantes na cidade, distribuídos entre turmas de Educação Infantil, Especial, de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Fundamental.

Os primeiros dias do ano letivo serão dedicados ao acolhimento dos alunos, o que envolve o contato dos educadores com os pais e responsáveis de alunos pelas redes sociais. Os profissionais irão explicar à família o funcionamento da rotina de aulas ao longo do mês e apresentar as atividades.

Ao longo do mês de fevereiro, as aulas serão 100% de forma remota. A partir de 1º de março, cerca de 16 mil estudantes dão início a implementação do Plano Municipal de Retomada das Aulas Presenciais. Neste período, apenas 25% da capacidade da turma irá por dia. Farão parte da 1ª fase os estudantes das turmas de Infantil II, 1º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando 100% dos alunos de segunda a quinta-feira.

A 2ª fase do Plano Municipal de Retomada das Aulas Presenciais está prevista para iniciar a partir de 5 de abril, quando passam para 50% a capacidade da turma frequentar a escola. Por semana, ao invés de irem uma vez, começam a assistir às aulas presenciais dois dias da semana. Nesta etapa, além dos estudantes que faziam parte da primeira fase, os alunos do Infantil I e do 2º, 3º e 6º ano do Ensino Fundamental também frequentam a unidade de ensino.

Tanto na primeira quanto na segunda fases, os alunos das turmas de Educação Infantil terão 4 horas de aula quando estiverem na escola. Já os alunos de Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) assistem há 3 horas de aula presencial. Além disso, completam com mais 2 horas de atividades de forma remota. Assim como acontece nos dias que não estão escalados para irem à unidade de ensino.

Os alunos que não retornarem às aulas presenciais na primeira ou na segunda fases continuam a acompanhar as atividades de forma remota. Já a terceira e última etapa do Plano Municipal de Retomada das Aulas Presenciais está prevista para começar em maio, quando 100% dos alunos retornam para aulas presenciais. Para isso, o Município deve estar na Fase Verde do Plano SP. Neste período, voltam a atender as turmas de Creche, Educação Especial, Complementação Educacional e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

As escolas seguirão todos os protocolos sanitários, de higiene, distanciamento e contarão com tapete higiênico, álcool gel, realizarão aferição da temperatura, uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metros entre alunos em filas e salas de aulas, uso de copos e toalhas individuais pelos alunos. Os profissionais das unidades escolares terão máscaras face shield à disposição. Os recreios não terão mais o sistema self-service, sendo que a comida será servida aos alunos. Pais ou responsáveis poderão optar pela permanência do ensino remoto. Para isso, deverão assinar um termo de responsabilidade, sendo necessário que os alunos participem efetivamente das aulas.