Início Guarujá Guarujá antecipa vacinação contra a Covid-19 para idosos com mais de 85...

Guarujá antecipa vacinação contra a Covid-19 para idosos com mais de 85 anos

Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A vacina contra a Covid-19 para idosos acima de 85 anos foi antecipada, para esta quinta-feira (11), em Guarujá. O início estava previsto para o dia 15 de fevereiro, conforme o Plano Estadual de Imunização de São Paulo, no entanto, as cidades decidiram adiantar a data. Além das duas cidades, na região, Santos também antecipou esta etapa da campanha.

Em Guarujá, a imunização dos moradores que tem mais de 90 anos acabou na quarta-feira (10), e em dois dois dias, o município vacinou 643 pessoas. Com a chegada de 5.841 doses na terça-feira (9), foi possível iniciar a aplicação do imunizante no novo público-alvo, pessoas acima de 85 anos.

O atendimento ocorre somente na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25) e com sistema drive-thru, exclusivo aos idosos, que funciona em frente à unidade, das 9h às 15h. Aqueles que optarem por chegar a pé receberão a dose na área externa do local, sem necessidade de entrar no posto. Para eles, o atendimento será feito das 8h às 17h.

Segundo a prefeitura do Guarujá, é esperado que 1.200 idosos sejam vacinados nessa fase. Além disso, idosos que residem nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) vão receber a segunda dose da vacina. Profissionais de saúde que atuam na linha de frente também passam a receber, entre quinta a segunda-feira, a segunda dose do imunizante contra a Covid-19.

Para atender os idosos e os profissionais, simultaneamente, a Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá dividiu os fluxos no posto de vacinação da Usafa Jardim dos Pássaros. Os profissionais de saúde serão atendidos dentro da unidade apenas, enquanto os idosos terão prioridade máxima na área externa, tanto os que vierem de carro quanto a pé.

Reportagem: G1 Santos