Início Baixada Santista Ações de combate à dengue é intensificada em oito bairros do Guarujá

Ações de combate à dengue é intensificada em oito bairros do Guarujá

Foto: Divulgação

Com o objetivo de interromper a transmissão do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Guarujá elaborou um cronograma de ações que contemplam oito bairros da Cidade até o início de abril.

Os agentes devem passar pelo Vitória Park, Jardim Brasil, Santo Antônio, Santa Rosa, Jardim Progresso, Maré Mansa e Prainha (confira detalhes abaixo).

O trabalho consiste na retirada de criadouros durante as vistorias casa a casa, e, em locais com casos confirmados, bloqueio de nebulização com uso de inseticida. Para isso, são utilizadas máquinas costais e veiculares, sendo as últimas conhecidas popularmente como ‘fumacê’.

Apoio da população

Para que a nebulização ocorra com sucesso, os moradores devem colaborar com alguns cuidados, como permanecer dentro de casa no momento da ação, deixar portas e janelas abertas, colocar animais no fundo da casa, cobrir alimentos (inclusive de animais) e utensílios que estiverem em cima do fogão, entre outros.

ADVERTISING

Segundo a coordenadora de Combate às Endemias de Guarujá, Ana Lúcia Gama da Cruz, o apoio dos munícipes é essencial no combate à dengue. “A população deve fazer a sua parte e se atentar principalmente aos quintais, ralos externos, pratos de plantas, garrafas pet e pneus. Também é muito importante receber os profissionais em casa para obter mais orientações”, reforça.

Quem estiver com suspeita de dengue, zika ou chikunguya deve procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima e deve comparecer também a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (Usafa) para realizar o exame de sorologia. Dessa forma, o Setor de Combate às Endemias será notificado.

Servidores

A fim de evitar a propagação do novo coronavírus, os cuidados são redobrados durante as iniciativas. Os agentes utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas, visando  sua própria segurança e a dos munícipes.

Além dos EPIs, os servidores estão utilizando crachá e uniforme para visitar as casas. Para facilitar a identificação, o agente utiliza uniforme da cor branca e o supervisor azul marinho, ambos com a seguinte frase na frente: ‘Todos juntos contra o Aedes aegypti – Guarujá’. Na manga esquerda está o brasão da Prefeitura e, nas costas, a informação: ‘Prefeitura de Guarujá, Secretaria de Saúde, Controle de Dengue’.

A Prefeitura conta com um canal de denúncias. Para informar alguma situação ou tirar dúvidas, a população pode ligar para o número (13) 3341-6569.

Cronograma de ações

Até quinta-feira (11)- Bloqueio de nebulização com uso de inseticida (máquina veicular – ‘fumacê’) noVitória Park e Jardim Brasil

Até sexta-feira (12)

  • Bloqueio de nebulização com uso de inseticida (máquina costal) na Maré Mansa
  • Ação casa a casa na Prainha e no Santo Antônio

Segunda (15) à sexta-feira (19) – Ação casa a casa no Santa Rosa

Terça (16) à quinta-feira (18) – Bloqueio de nebulização com uso de inseticida (máquina veicular – ‘fumacê’) no Santo Antônio

Segunda(22) à sexta-feira (26) – Ação casa a casa no Jardim Progresso

Terça (23) à quinta-feira (25) – Bloqueio de nebulização com uso de inseticida (máquina veicular – ‘fumacê’) no Santa Rosa

Terça (30) à quinta-feira(01)– Bloqueio de nebulização com uso de inseticida (máquina veicular – ‘fumacê’) no Jardim Progresso

Fonte: Diário do Litoral