Início Baixada Santista Guarujá, SP, é escolhida para integrar Programa Nacional da Escola Cívico-Militar

Guarujá, SP, é escolhida para integrar Programa Nacional da Escola Cívico-Militar

Foto: Reprodução/Prefeitura de Guarujá

A cidade de Guarujá irá receber uma Escola Cívico-Militar pelo Ministério da Educação (MEC). O credenciamento foi divulgado nesta terça-feira (9), e nesta quarta (10) o prefeito Válter Suman (PSB) recebeu o deputado estadual Tenente Coimbra (PSL), atuante no projeto do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).

O secretário municipal de Educação, Marcelo Nicolau, também participou do encontro. Guarujá é uma das três cidades da Baixada Santista a serem contempladas pelo programa. O prefeito se mostrou feliz com a decisão. “Fico muito feliz em saber que vamos tirar do papel essa iniciativa, que teve total apoio do deputado. A partir de agora, vamos analisar onde podemos instalar esta escola, para que possamos avançar ainda mais”.

A escola ainda não tem local definido para ser instalada, o que será discutido ao longo do tempo. É necessário atender a diversos critérios para atender de 500 a 1.000 alunos do ensino fundamental II e médio, em vulnerabilidade social. Serão realizadas audiências e consultas públicas, para posterior contratação e treinamento dos militares.

O deputado Tenente Coimbra foi responsável por auxiliar o município de Guarujá no credenciamento ao programa. “Desde o primeiro momento, o prefeito e o secretário executaram um excelente trabalho ao aderirem ao Programa, já que este é um projeto educacional de extrema importância, estando Guarujá entre as cidades pioneiras contempladas no Estado”, frisou.

De acordo com o secretário de Educação de Guarujá, toda a sua equipe trabalhou pela viabilização da documentação necessária ao programa. “Agora seguiremos os demais trâmites legais necessários, para que a população possa, por meio de audiências públicas, nos ajudar a escolher o local ideal para a Escola Cívico-Militar”, explicou Nicolau.

Pecim

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares foi lançado em setembro de 2019, e é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

As cidades de Santos e São Vicente já haviam manifestado interesse em fazer parte deste programa.

Atualmente, há 200 escolas neste modelo que apresentaram resultados positivos. Entre os aspectos melhorados, o MEC destaca a melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), redução significativa na evasão escolar e o aumento de alunos estudando no ensino correto.

Fonte: Santa Portal