Início Baixada Santista A partir de 31 de março, remédios vão ficar até 4,88% mais...

A partir de 31 de março, remédios vão ficar até 4,88% mais caros

Foto: ilustrativa

O Governo Federal autorizou uma alta de 4,88% no preço dos medicamentos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e já pode ser aplicado pelas farmacêuticas.

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) validou o aumento para um universo de mais de 19 mil medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro. O Comitê Técnico-Executivo da CMED, órgão vinculado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), autorizou o reajuste em reunião no último dia 12.

Através do Comitê que o governo controla o reajuste de preços de medicamentos periodicamente estabelecendo o aumento máximo que esses produtos podem atingir no mercado brasileiro. Inicialmente a medida deveria começar a valer no dia 31 de março, prazo anual do reajuste. Na publicação do Diário Oficial não há informação sobre o motivo da antecipação.

Em 2020, o reajuste anual foi suspenso após acordo com a indústria farmacêutica por conta da crise provocada pela pandemia de coronavírus. Porém, em junho, a CMED autorizou um aumento nos preços de remédios de até 5,21%.

Fonte: Diário do Litoral