Início Baixada Santista Prefeitura de São Vicente entra na Justiça para restringir acesso de turistas...

Prefeitura de São Vicente entra na Justiça para restringir acesso de turistas à Cidade

Foto: ilustrativa

Em razão da antecipação de feriados promovida pelo município de São Paulo (Capital), juntando 10 dias, de sexta-feira (26) a domingo (4/4), a Prefeitura de São Vicente ingressou com Ação Civil Pública, com pedido de liminar, nesta terça-feira (23), para que o Governo do Estado impeça a vinda de turistas para o Município neste período.

O objetivo da ação é que a Fazenda Pública do Estado de São Paulo restrinja e controle o acesso de pessoas que pretendam entrar em São Vicente, e que concessionária Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, atue com informação, restrição e controle de acesso nos KM 65 e 66, da Rodovia dos Imigrantes, colaborando assim, para evitar a disseminação da Covid-19 e consequente colapso do sistema de Saúde do Município.

O feriado na capital paulista estimula o turismo de milhares de pessoas que descem a serra em direção às cidades da Baixada Santista, o que, em situações sanitárias normais, contribui muito para a economia dos municípios da região. Porém, a realidade hoje é outra, com colapso na saúde, falta de leitos hospitalares, falta de insumos, profissionais esgotados, que tornam o cenário bastante crítico.

Mesmo com decretos sucessivos publicados, e que estabelecem medidas cada vez mais restritivas em São Vicente, a Administração Municipal ressalta a dificuldade do momento em controlar focos de aglomerações que persistem na Cidade.
“Caso, não se instale rigoroso controle e fiscalização no acesso paulistano às cidades da Baixada Santista, todas as medidas adotadas podem se mostrar ineficazes diante do aumento populacional no município, por conta da migração turística que pode ocorrer”, cita um trecho do documento.

“Esse feriado é um atentado à saúde pública dos demais municípios. Não queremos impedir o direito de ir e vir das pessoas, mas esse é um momento de exceção, em que o direito à vida e ao atendimento digno de saúde falam mais alto. Precisamos salvar vidas e eu espero que o Governo do Estado nos ajude com essa restrição”, disse o prefeito Kayo Amado.

Fonte: Diário do Litoral