Início Baixada Santista Médico faz apelo: “Estamos perdendo a guerra para o vírus”

Médico faz apelo: “Estamos perdendo a guerra para o vírus”

Foto: ilustrativa

O infectologista Evaldo Stanislau fez um apelo para a população de Santos, pedindo que as pessoas cumpram o isolamento social durante o período de lockdown na cidade.

Stanislau fez um apelo para que a população se conscientize sobre a importância de ficar em casa neste momento. “Queria cumprimentar quem está obedecendo as regras, usando máscara e praticando a higiene. Parabéns! E quem não está? E quem acha que é mais importante ir na praia, socializar, passear? Para esses, eu queria dar um recado: ‘nós estamos perdendo a guerra para o vírus’”, disse.

Segundo o médico, o momento exige um esforço dos santistas para que o município consiga diminuir o nível de contágio da doença nos próximos dias. Atualmente, Santos tem 92% de taxa de ocupação dos leitos de UTI para covid-19.

“A quantidade de pessoas esperando uma vaga para se internar é enorme. Mesmo que a pessoa interne, sobretudo se for em UTI e for intubada, a letalidade (chance de morrer de covid) é muito grande. Na falta da vacina – não tem vacina para todo mundo – e não vai ter vacina tão cedo para todo mundo, a única medida que nos cabe agora é o distanciamento. Então, eu faço um apelo: obedeçam as autoridades, fiquem em casa”, recomendou o infectologista.

Para Stanislau, caso o lockdown seja bem sucedido, Santos poderá em breve viver um cenário melhor, com uma queda nos números de casos e óbitos pela doença, bem como isso pode significar um alívio para a rede de saúde da cidade. “Vamos ser muito rigorosos nesses dias de restrição, para que daqui a 14 ou 20 dias, a gente consiga ao menos desacelerar a pandemia na nossa cidade e região. Lembrando que o sucesso do lockdown depende de cada um de nós fazer a sua parte”, concluiu.

Fonte: Santa Portal