Início Notícias Estudo diz: Que nova variante da covid-19 detectada em BH reúne 18...

Estudo diz: Que nova variante da covid-19 detectada em BH reúne 18 mutações

Foto: ilustrativa

Cientistas de Belo Horizonte descobriram uma nova e potencialmente perigosa variante da covid-19. Essa nova cepa reúne uma combinação de 18 mutações que nunca tinham sido descritas no Sars-CoV-2. A informação é do jornal O Globo.

Segundo os cientistas, dentre essas mutações estão algumas compartilhadas com as variantes P1 (Manaus) e P2 (Rio de Janeiro), além da sul-africana B.1.1.351 e com a britânica B.1.1.7, que são todas associadas a uma maior transmissibilidade da doença.

De acordo com o coordenador do estudo, Renato Santana, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), essa nova variante aparenta ter a mesma origem que a P1 e a P2, que pode vir a ser chamada de P4. Os cientistas também investigam se essa nova cepa apresenta um risco de maior agravamento da covid-19.

O estudo também aponta que essa nova variante pode estar em circulação por outras cidades mineiras, além de Belo Horizonte, o que poderia representar uma explosão de casos graves nas últimas semanas no Estado.

Essa descoberta foi feita por pesquisadores do Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Pardini, em colaboração com o Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além da Prefeitura de Belo Horizonte.

Fonte: Santa Portal