Início Baixada Santista Procurado pela Justiça ‘Bonequinho de Porcelana’ é preso em Peruíbe

Procurado pela Justiça ‘Bonequinho de Porcelana’ é preso em Peruíbe

Foto: Divulgação

Procurado pela Justiça por participação no maior roubo da história de Santa Catarina, crime no qual cerca de R$ 80 milhões foram subtraídos da tesouraria regional do Banco do Brasil em Criciúma, um homem conhecido pelo apelido de “Bonequinho de Porcelana”, de 30 anos, foi preso no final da tarde de quinta-feira (22) no Condomínio São Luiz, em Peruíbe, por policiais da Delegacia Sede.

O acusado chegou a apresentar nome falso aos investigadores, mas após ser cientificado sobre a denúncia que recaia sobre ele, admitiu seu nome verdadeiro e confessou sua participação no crime.

Ele confessou que para o mega-assalto, em 30 de novembro de 2020, foi um dos responsáveis por levar o BMW X6 de Campinas, no interior paulista, até Criciúma. Este carro, de cor original branca, estava pintado de preto, de maneira grosseira, para tentar dificultar o trabalho da polícia e foi apreendido em um milharal na cidade vizinha Nova Veneza.

Um recibo de abastecimento esquecido no automóvel levou a polícia de Santa Catarina a identificar um casal de Campinas que foi preso em 3 de dezembro. Bonequinho de Porcelana, irmão da mulher que foi presa no dia 3, também acabou identificado ainda em dezembro do ano passado, mas conseguiu ficar foragido até se esconder em Peruíbe desde dezembro do ano passado.

A equipe do delegado Marcos Roberto da Silva, titular de Peruíbe, e do investigador-chefe, Adalberto Ribeiro, obteve informações de que a mulher de Bonequinho de Porcelana tem características físicas de oriental e que ambos estavam escondidos em uma casa na Rua Dezenove, no Condomínio São Luiz.

Por volta das 17h30 de quinta, quando se aproximavam de viatura da casa, o procurado correu para dentro do imóvel, mas foi abordado sem dificuldades.

Imagens de monitoramento mostram ‘Bonequinho de Porcelana’ abastecendo carro em Campinas antes de seguir para Santa Catarina (Reprodução/TV Bandeirantes)

Na geladeira da casa, os investigadores Lomenzo, Roberto e Adriana apreenderam cerca de dois quilos de maconha. Bonequinho de Porcelana, segundo os policiais, afirmou que adquiriu a maconha em Campinas e que estava comercializando em Peruíbe. Os investigadores também apreenderam dois celulares, uma balança de precisão e um caderno com anotações do tráfico.

Também tiveram participação nos trabalhos de Polícia Judiciária o delegado Ricardo Marinho Correia, assistente de Peruíbe, e a escrivã Luanda Bertoni.

A confissão

Ao confessar sua participação no mega-assalto cometido em Santa Catarina, Bonequinho de Porcelana afirmou que foi pago para levar o BMW X6 até o município de Balneário Camboriú. “Eu sai no domingo (29 de novembro de 2020), ao meio-dia, e entreguei o carro à noite, em Balneário. Fiquei em um hotel, em Balneário, até quinta-feira (3 de dezembro). Na fuga eu fui embora de táxi até Curitiba. De Curitiba eu fui para São Paulo sozinho”, declarou.

Mais de 14 pessoas já foram presas pelo crime, que resultou em incêndios, pessoas reféns como escudos e ruas bloqueadas. Um policial militar foi baleado.

Fonte: Diário do Litoral