Início Baixada Santista Santos: Câmeras serão instaladas com sistema de reconhecimento facial

Santos: Câmeras serão instaladas com sistema de reconhecimento facial

Foto: ilustrativa

Cerca de 60 pontos turísticos e comerciais de Santos ganharão, até o início do próximo ano, 211 novas câmeras integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura. Os aparelhos possuem tecnologia avançada, que permite melhor captação e visualização das imagens, e vão aperfeiçoar e ampliar o monitoramento da cidade em tempo real.

Foram instaladas 13 câmeras nas praças Mauá e dos Andradas, na Rua XV de Novembro (Centro Histórico) e na Fonte do Sapo (Aparecida). Outras cinco estão em instalação na Praça das Bandeiras (Gonzaga). Também está prevista a colocação dos novos aparelhos em outras áreas e vias das regiões Central (Centro e Vila Mathias), Orla (José Menino, Pompeia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia) e Intermediária (Encruzilhada, Campo Grande, Marapé e Vila Belmiro).

Reconhecimento facial 
As novas câmeras têm resolução full HD e 4K e possuem programas para análise de vídeo inteligente (IVA) e reconhecimento facial. Elas substituirão aparelhos em manutenção e também contemplarão locais que não são monitorados atualmente, como a Rua Gastronômica (Tolentino Filgueiras), trechos das avenidas Pinheiro Machado, Bernardino de Campos, Washington Luiz, Siqueira Campos, Almirante Cóchrane e Joaquim Montenegro (canais 1, 2, 3, 4, 5 e 6) e da Senador Dantas (em frente ao Terminal Concais).

Ao todo, estão previstas 33 câmeras dome – que giram em 360° de forma horizontal e 90º na vertical, com alcance superior a 800 metros de distância – e 178 câmeras fixas. O serviço está a cargo da empresa NET Telecom, vencedora de licitação, sob a supervisão do Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicações (Detic). O investimento municipal é de R$ 5,4 milhões, incluindo câmeras, infraestrutura e mão de obra.

 Modernização 

“Estamos modernizando nosso parque de câmeras com tecnologia de ponta e avançando na ampliação do monitoramento de toda a cidade”, explica o secretário de Planejamento e Inovação, Fábio Ferraz. Atualmente, Santos possui 1.533 câmeras integradas ao CCO. Após as novas instalações e remanejamentos, a cidade terá mais de 1.600 aparelhos. A meta é que o Município atinja um total de 3 mil câmeras até 2024.

Fonte: Santa Portal