Início Notícias Atletas pedem a reativação do Centro Náutico de São Vicente

Atletas pedem a reativação do Centro Náutico de São Vicente

Foto: Divulgação

O local, que chegou a atender mais de 400 crianças e revelar grandes atletas, está abandonado. Técnicos, atletas e ex-atletas pedem à Prefeitura de São Vicente, na baixada santista que o Centro Náutico seja reaberto e volte a oferecer aulas de várias modalidades aos moradores.

Inaugurado em 2005 atendendo crianças e adolescentes nas aulas de canoagem, remo e vela, através dos projetos Canoa Brasil e Navega São Paulo. Em uma época, São Vicente ficou conhecida como um centro brasileiro de canoagem por revelar grandes talentos.

Nivalter Santos começou em São Vicente e foi considerado um dos melhores do mundo na canoagem, conquistando títulos brasileiros e medalhas em jogos Sulamericanos e Panamericanos. Ele entrou para a história como o primeiro brasileiro a competir em uma Olimpíada nas provas de canoa de velocidade. A estreia dele foi em 2008, em Pequim, na China. Atualmente, ele é o auxiliar técnico da Seleção Brasileira, inclusive, do atleta olímpico Isaquias Queiroz. Aos 11 anos de idade, Isaquias saiu de Ubaitaba, no sul da Bahia e se mudou para treinar no litoral de São Paulo.

Os ex-atletas, que sairam daqui, esperam que a canoagem volte a brilhar em São Vicente. “É impossível passar por essa ponte e não lembrar de tantos momentos importantes. É difícil ver como era quando eu saí e como ficou. A gente tem tudo aqui. Só falta a vontade para a história ser preservar”, disse Nivalter.

“Alô prefeito, vereadores, secretários, população de São Vicente. Estou aqui com a medalha de ouro e queria mandar um recado para vocês. Eu tive oportunidade de morar e treinar aí na cidade junto com a seleção e eu queria fazer um pedido para retomar o Centro de Treinamento de São Vicente, com uma escolinha de canoagem, porque não dá para imaginar a canoagem do Brasil sem São Vicente, que já teve grandes atletas”, disse Isaquias.

Nivalter teve uma reunião com o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, para pedir o retorno das aulas de canoagem. “Ele disse que tem outras secretarias interessadas. Pediu um projeto, mas não garantiu que seja reativado. E, não concordo. Daria muito bem para abrir uma porta ali para reativar o projeto. É importante ressaltar que vários centros de canoagem do Brasil são mantidos por prefeituras, independente da verba do Governo Federal”

Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Esportes (Sespor), informou que acredita muito no esporte como promoção à saúde e ferramenta de inclusão social. Por isso, a administração municipal realiza estudos para uma possível reativação do Centro Náutico, que já se encontrava fechado e em condições inadequadas para a prática de esportes, quando a atual gestão assumiu no início do ano.

Fonte: G1 Santos