Início Notícias Câncer: Principal causa de morte de crianças e adolescentes

Câncer: Principal causa de morte de crianças e adolescentes

Foto: ilustrativa

Embora seja uma doença rara em crianças, o câncer é responsável pela maioria das mortes entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos de idade, de acordo com o  Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Os três tipos mais comuns entre crianças e jovens, por ordem de frequência, são leucemias, tumores no Sistema Nervoso Central (SNC) e linfomas.

O diagnóstico precoce é de extrema importância, os primeiros consistem no reconhecimento dos sintomas pelos pais e no atendimento médico não especializado da criança em um hospital, pronto-socorro ou Unidade Básica de Saúde (UBS). Em seguida, vem o atendimento complexo, com o diagnóstico final.

A oncologista reconheceu que os sintomas de alerta são mais fáceis de serem detectados pelos médicos. Já os sintomas mais comuns a outras doenças, como febre e dor de barriga, acabam passando despercebidos.

A Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) para o triênio 2020/2022 estimam 8.460 novos casos por ano de cânceres infantojuvenis, sendo 4.310 para o sexo masculino e 4.150 para o sexo feminino. O progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência nas últimas quatro décadas foi extremamente significativo.

Em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, tendo uma boa qualidade de vida após o tratamento.

A oncologista Flávia Martins lembrou que é importante não só a criança ser curada, mas manter qualidade de vida, com capacidade funcional. “Porque não basta curar. A gente tem que promover que essa criança chegue a ser um adulto, e até um idoso saudável. Então, quanto mais precocemente a gente encontrar aquele tumor do sistema nervoso central, aquela leucemia, a gente vai, muitas vezes, poder planejar o tratamento de forma que a criança seja menos espoliada, sofra menos agressões”.

Fonte: Agência Brasil