Início Notícias Saruê são resgatados após a mãe ser encontrada morta em Praia Grande

Saruê são resgatados após a mãe ser encontrada morta em Praia Grande

Foto: ilustrativa

Nesta última quinta-feira (16), três filhotes de saruê (Didelphis aurita) foram resgatados pela Guarda Ambiental de Praia Grande, na baixada santista.

A mãe dos filhotes, foi encontrada já sem vida por um morador que passava em uma área de vegetação, após perceber que haviam filhotes, ainda vivos, junto ao animal, acionou a equipe da prefeitura ao local.

Segundo a prefeitura, o morador estava passando próximo a um mangue, no bairro Quietude, quando viu o animal sem vida. Na bolsa ventral externa do saruê morto, o morador observou que haviam três filhotes vivos e acionou a Guarda Ambiental por meio do telefone 153.

A fêmea provavelmente, foi morta por algum predador. Porém, os filhotes se mantinham aquecidos e alimentados na bolsa ventral. A explicação para os três filhotes estarem vivos, pode ser o fato de que, ao nascerem, ainda malformados como fetos, eles migram da barriga da mãe até a bolsa ventral. Ali, eles permanecem por, aproximadamente, 70 dias, se amamentando. A equipe relata ainda que estes animais são bem resistentes e podiam estar naquela condição há mais de um dia.

Os filhotes foram encaminhados ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (CEPTAS), em Cubatão (SP), em reabilitação para posterior soltura no habitat natural.

Fonte: G1 santos