Início Baixada Santista Contêineres com lixo internacional são encontrados em Porto de Santos, SP

Contêineres com lixo internacional são encontrados em Porto de Santos, SP

Foto: Reprodução/Ibama

Na última quarta-feira (22), três contêineres foram encontrados com toneladas de lixo recolhidos na República Dominicana dentro de um terminal no Porto de Santos, na baixada santista.

A carga deveria conter papelão para reciclagem, entretanto, continha grande quantidade de lixo internacional. Os contêineres somam em torno de 75 toneladas e boa parte desse peso são de resíduos que foram prensados e colocados na carga.

A agente ambiental federal, responsável pelo Ibama na região, relata que os contêineres estavam em um terminal portuário e, quando a Receita inspecionava, percebeu que poderia se tratar da carga com contaminação e acionou o órgão ambiental. Ao abrir o contêiner para conferência, as equipes perceberam de que se tratava de uma carga com lixo prensado.

A carga chegou no país vinda da República Dominicana e a descrição informava que se tratava de aparas de papelão para reciclagem. A empresa responsável pelo envio da carga é a mesma que havia encaminhado uma carga apreendida, no dia 25 de agosto, com lixo suspeito de contaminação.

O valor da autuação ainda não foi determinado. Na última ocorrência, a empresa foi multada em R$ 40 milhões. Enquanto isso, o contêiner permanece lacrado.

Fonte: G1 Santos