Início Notícias Porto de Santos: Receita localiza grande quantidade de munição em meio à...

Porto de Santos: Receita localiza grande quantidade de munição em meio à carga importada

Foto: ilustrativa

Na última quinta-feira (23), durante uma conferência em carga importada, a Receita Federal localizou grande quantidade de munição para armas de fogo e ferramentas específicas para montagem de armas, no interior de um terminal alfandegado no Porto de Santos, na baixada santista. A carga importada teria sido declarada como bagagem desacompanhada, quando é trazida ao país ou enviada ao exterior na condição de carga, amparada por conhecimento de transporte ou documento de efeito equivalente.

O material encontrado, trata-se de projéteis e estojos de diversos calibres, sem anuência do Exército Brasileiro, sendo que boa parte é destinada ao emprego em armas longas como fuzis, ou de calibres restritos para o uso das forças de segurança.

A conferência se deu no âmbito da Operação Outlet, iniciada em março desse ano, para combater a remessa de mercadorias do exterior para o Brasil, declaradas falsamente como bagagem desacompanhada para fugir da tributação e da fiscalização dos órgãos anuentes, sem informar remetente e destinatário à Receita Federal.

Na ação foram localizadas outras mercadorias em grande quantidade, como acordeons, roupas e bebidas, o que, segundo a Alfândega de Santos, evidencia a destinação comercial. Nesses casos, os itens são todos apreendidos, conforme prevê o Regulamento Aduaneiro.

Segundo a Receita Federal, não é a primeira vez que servidores da Alfândega de Santos localizam armas ou munições em bagagem desacompanhada, mas a quantidade encontrada nesta tarde surpreendeu a equipe.

Fonte: G1 Santos