Início Notícias Pela primeira vez, rim de porco é transplantado em humano com sucesso

Pela primeira vez, rim de porco é transplantado em humano com sucesso

Foto: Joe Carrotta para a NYU Langone Health/Divulgação/Reuters

Um rim de um porco foi transplantado em um humano pela primeira vez, sem provocar rejeição pelo sistema imunológico do paciente, em um potencial avanço que pode ajudar a aliviar a escassez de órgãos humanos para transplante.

O procedimento feito, envolveu o uso de um porco cujos genes foram alterados para que seus tecidos não contivessem mais uma molécula conhecida por provocar uma rejeição praticamente imediata.

A receptora do transplante foi uma paciente com morte cerebral com sinais de disfunção renal. Por três dias, o novo rim foi ligado às suas veias e artérias sanguíneas e mantido do lado de fora de seu corpo, garantido acesso aos pesquisadores.

O rim produziu “uma quantidade de urina esperada” de um rim humano transplantado, e não houve evidências de rejeição vigorosa e quase imediata que já foi vista em rins suínos não modificados que foram transplantados para primatas não humanos. O nível anormal de creatinina do receptor – um indicador de função renal deficiente – voltou ao normal após o transplante.

Os produtos médicos desenvolvidos a partir de porcos ainda requerem aprovação específica do FDA antes de serem usados ​​em humanos. Pesquisadores consideram que porcos modificados podem ser fontes de válvulas cardíacas a enxertos de pele para pacientes humanos.

O experimento de transplante de rim deve abrir caminho para testes em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal, possivelmente no próximo ano ou dois. Esses ensaios podem testar a abordagem como uma solução de curto prazo para pacientes criticamente enfermos até que um rim humano esteja disponível, ou como um enxerto permanente.

Fonte: CNN