Início Notícias Novembro Azul: São Vicente realiza consultas e exames para homens às sextas...

Novembro Azul: São Vicente realiza consultas e exames para homens às sextas e sábados

Foto: ilustrativa

A Secretaria de Saúde de São Vicente, na Baixada Santista, realizará durante o mês de novembro, às sextas-feiras e aos sábados, ações direcionadas à saúde do homem. As atividades acontecem em alusão ao Novembro Azul, mês que alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os atendimentos focam, também, na identificação de outras doenças como hipertensão, diabetes, sífilis e HIV.

Às sextas-feiras, todas as unidades de saúde vão oferecer programações com atividades físicas, palestras, rodas de conversa, coleta de exames, testes rápidos. Nas unidades que possuem atendimento odontológico, ações de prevenção ao câncer bucal também serão realizadas.

A Sesau vai disponibilizar, aos sábados, das 9h às 15h, exames e consultas, para colocar a saúde do homem em dia.

A cada sábado, duas unidades, uma da Área Insular e outra da Área Continental, vão realizar triagem de enfermagem, aferição de pressão arterial e dextro (detecção de diabetes), avaliação antropométrica (medida das dimensões físicas de uma pessoa, que inclui peso, circunferência abdominal, altura, Índice de Massa Corporal – IMC, percentual de gordura e índice de padrão de crescimento), solicitação ou coleta de exames, consulta médica (após triagem) e prevenção do câncer bucal.

Os postos que vão atender aos sábados, das 9h às 15h:

  • Dia 6 – Creche Eduardo Furkini (Rua Doutor Archimedes Bava, 365, Gleba); e UBS Central (Avenida Antonio Emmerich, 509)
  • Dia 13 – ESF Ponte Nova (Rua Salvador, 70, Quarentenário); e ESF Praça Vitória (Praça Vitória s/n, Vila Voturuá)
  • Dia 20 – ESF Humaitá (Rua Maria Rocco s/n); e ESF Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I, s/n)
  • Dia 27 – ESF Rio Branco (Rua Eduardo Cação s/n) e UBS Central (Avenida Antonio Emmerich, 509)

Fonte: G1 Santos