Início Baixada Santista Cidades da Baixada Santista oferecem testes rápidos de HIV e sífilis

Cidades da Baixada Santista oferecem testes rápidos de HIV e sífilis

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (2), as cidades de Santos e Praia Grande, na Baixada Santista, oferecem testagem gratuita de HIV e sífilis. A oferta dos testes faz parte das ações desenvolvidas pela Campanha do Dezembro Vermelho, que tem como objetivo mobilizar a população na luta contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Em Santos, os testes acontecem das 9h às 12h nesta quinta-feira, na rodoviária do município, localizada na Praça dos Andradas, 45, no Centro, para qualquer interessado. Os resultados ficam prontos em 15 minutos. O resultado é sigiloso e informado apenas à pessoa que se submeteu ao teste. Uma equipe especializada realiza acolhimento, em caso de resultado positivo.

Dois tipos de testagens de HIV/Aids poderá ser realizado no local, o que retira uma gota de sangue do dedo e o do fluido oral, em que uma haste com algodão na ponta é passada 10 vezes na gengiva para a retirada de material. O teste de sífilis também é feito a partir de amostra do sangue. A equipe ainda distribui autotestes de HIV, para quem preferir fazer em casa.

Já em Praia Grande, a ação teve início nesta quarta-feira (1º) e vai até a próxima terça-feira (7). Neste período, são realizados testes rápidos de HIV e sífilis nos pacientes que estiveram em consulta no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatoriais e Sociais (CEMAS), no bairro Aviação.

Oferecidos, de maneira mais intensificada, testes convencionais e rápidos de HIV e de sífilis. Nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da cidade e, também, no Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP), que fica na Rua Cidade de Santos, 89, 3º andar, no bairro Boqueirão.

Nesta semana, as cidades participam da Campanha Fique Sabendo, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: G1 Santos