Início Notícias Os cuidados com os pets nos dias mais quentes

Os cuidados com os pets nos dias mais quentes

Foto: Reprodução

No verão a atenção deve ser redobradas para os pets, eles também sofrem com as altas temperaturas. Tendo a sensação térmica elevada mais alta do que a do seres humanos.

Nos dias quentes se precisar sair com os pets, o ideal é que o passeio seja na parte da manhã até as 8h, e à tarde depois da 18h. Dando preferência a lugares frescos, com sombra, onde os animais possam beber água à vontade. Uma dica é levar uma garrafinha com água, para servir o cão sempre que possível. Checar a temperatura do chão é imprescindível, para não gerar queimaduras nas patas.

A desidratação também é um risco, os peludos podem sofrer de hipertermia. O aumento extremo da temperatura corporal, podem causar grande desconforto e, em casos mais graves, levar à morte.

Passeios de carro é recomendado que os pets não sejam mantidos dentro do veículo parado, mesmo com as janelas abertas ou ar condicionado ligado.

Em casa, além de manter os animais em locais fresco e com água a disposição, também é possível oferecer frutas geladas, colocar pedras de gelo na água e molhar o quintal pelo menos duas vezes ao dia para baixar a temperatura. as refeições também devem ser oferecidas fora dos horários de pico do calor. Uma dica é o sorvete caseiro com àgua e sachê (ração úmida), ajuda a refrescá-los.

Colocar sapatinhos nos pets não é uma boa ideia e tosar os cachorros em época de calor é um mito podendo prejudicar ao invés de ajudá-los. Apesar do pelos longos aquecerem mais os cães, funcionam como isolante térmico diante do sol. Porém a tosa higiênica pode ser feita normalmente.

Fonte: Santa Portal