Início Notícias Anvisa aprova o primeiro autoteste para covid-19 no País

Anvisa aprova o primeiro autoteste para covid-19 no País

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro autoteste para covid-19 do Brasil na quinta-feira, 17.

O Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno foi aprovado para uso com amostra de swab nasal não profunda e resultado após 15 minutos. O produto é da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda.

A avaliação do pedido de registro levou 16 dias, “incluindo quatro dias utilizados pela empresa solicitante para atender exigências técnicas feitas pela Agência”, explicou a Anvisa.  

O autoteste permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional.

Eles devem ser utilizados entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo. A agência também reforça que “caso você não tenha sintomas, mas tiver tido contato com alguém que testou positivo, aguarde cinco antes de usar o autoteste”. 

Lembrando que, o exame não é válido como diagnóstico, como documento para viagens ou para licença do trabalho.

Fonte: Terra