Início Santos GCM Santos barra turismo de um dia na entrada da cidade

GCM Santos barra turismo de um dia na entrada da cidade

Fiscalização da GCM de Santos em veículos de turismo

O dia de hoje iniciou ensolarado e muito veículos desceram para a Baixada Santista para as praias de Santos. Entre eles um ônibus vindo de Uberlândia (MG), sem  autorização emitida pelo Sistema de Turismo e teve de retornar ao seu local de origem.

Desde o início da operação, na madrugada do sábado (26) até agora, 30 veículos entre ônibus e vans de turismo foram parados pelo bloqueio montado na entrada da Cidade. O bloqueio volta a ser realizado nesta terça, das 3h às 10h. Participam da operação dois guardas civis municipais, dois da CET e um funcionário da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur).

Vale destacar que a barreira tem também caráter educativo. Os agentes orientam os motoristas sobre a entrada em vigor, no próximo dia 17, da lei que normatiza o turismo de um dia no Município. Os motoristas interceptados recebem o folheto com detalhes sobre o projeto Turista Legal.

No material, constam detalhes da lei complementar 1.146/2021, aprovada pela Câmara em dezembro, como a determinação do cadastro obrigatório de vans, micro-ônibus, ônibus, motorhomes, trailers e similares, com capacidade superior a 10 pessoas, que se dirijam à Cidade para passar um dia na praia ou participar de eventos culturais, artísticos, esportivos e religiosos, entre outros.

O cadastro deve ser feito, no mínimo, três dias úteis, antes da chegada a Santos no Sistur e, se autorizado, o motorista receberá a Permissão Especial de Tráfego (PET) para circular na Cidade. Para turismo de praia, é obrigatório ainda apresentar documento comprovando reserva em hotel, pousada, hostel, pensão ou similares (day use) e em estacionamento particular.

Em caso de descumprimento da lei, será aplicada multa de R$ 2 mil, cujo valor será dobrado em caso de reincidência. Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelos telefones 153 (GCM), 162 (Ouvidoria) e 190 (Polícia Militar).

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos