Início Entretenimento Sacolinhas plásticas x Meio Ambiente

Sacolinhas plásticas x Meio Ambiente

Tartaruga marinha com sacolinha plástica presa

Quanto custa uma sacola plástica? Para nós, de R$ 0,06 a R$ 0,08. Já para a natureza, pelo menos 450 anos até que se decomponha. O descarte em quantidade desse produto é um problema ambiental, que vai muito além da cobrança do valor nos supermercados. Desde que entrou em vigor a Lei Estadual 8.473/19, mais de quatro bilhões de sacolas plásticas foram retiradas do meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro.

Sacolas plásticas são produzidas a partir de petróleo ou gás natural, que são recursos não renováveis, usadas por poucos minutos e vão parar no lixo. A estimativa é de que um terço do lixo doméstico seja composto por embalagens. Uma vez na natureza, liberam gases de efeito estufa como o gás carbônico e metano, além de metais pesados.

sacola plástica e a poluição ambiental

De acordo com a engenheira ambiental. a redução do uso de componentes plásticos no dia a dia leva a uma melhora da qualidade ambiental e traz benefícios para quem vive nas cidades.

“O descarte incorreto do plástico ocasiona a poluição dos recursos hídricos, afeta a vida das espécies marinhas e prejudica a drenagem urbana. O tempo de decomposição do material é muito grande. Até mesmo as sacolas biodegradáveis levam cerca de 18 meses para se decompor”, diz Lara.
Ela acrescenta, no entanto, é preciso investir em conscientização ambiental e políticas de coleta e tratamento dos resíduos.

“A sociedade precisa aprender a reutilizar os materiais no cotidiano e descartar corretamente para evitar os impactos ambientais”, alerta Lara.

Entre as medidas cotidianas que podem ajudar a evitar o uso de sacolas plásticas estão:

· Lembrar de sempre levar sacolas retornáveis para as compras;
· Se possuir carro, pedir caixas de papelão no supermercado;
· Evitar os sacos plásticos na compra de frutas, verduras e legumes.

Fonte: Terceira Via