Início Entretenimento O incrível evolução no tratamento da Catarata

O incrível evolução no tratamento da Catarata

A catarata é a opacificação do cristalino, que resulta em uma diminuição progressiva da visão

Consequência natural da idade, a catarata é identificada quando o cristalino – uma espécie de lente natural do olho – fica opaco e duro, perdendo a transparência. Os principais sintomas vão de visão embaçada, perda de foco e dificuldade para enxergar cores com baixo contraste a uma sensação de neblina nos olhos. Surgem de maneira gradual, podendo se manifestar em diferentes intensidades e progredir de acordo com a pessoa.

A doença acomete, geralmente, pessoas a partir dos 60 anos de idade. Mas vale ponderar que não é somente esse público que pode ser diagnosticado com catarata. Ela chega inclusive a aparecer em recém-nascidos e é identificado pelo teste do olhinho, que é realizado logo após o nascimento.

De maneira menos comum também ocorre entre pessoas de 40 e 50 anos devido ao excesso de exposição ao sol sem proteção, por exemplo.

Embora não seja possível prevenir ou lançar mão de remédios contra o problema, a boa notícia é que a catarata tem cirurgia e os resultados são excelentes.

A operação é segura, rápida e eficaz. No procedimento, fazemos a substituição do cristalino por uma lente artificial intraocular, que recupera a visão até mesmo nos casos em que a doença cegou por completo o indivíduo. A recuperação é rápida, segura, indolor e algumas pessoas notam a melhora da visão logo após a cirurgia.

O laser apresenta enorme precisão no tratamento e uma recuperação rápida. A cirurgia realizada com anestesia local e sedação, e o paciente tem alta no mesmo dia. O pós-operátorio exige cuidados, como qualquer outra intervenção cirúrgica.

Fonte: Baixada na Rede