O Departamento de Oftalmologia da Universidade de Washington, em Seattle, realizou um estudo e descobriu que as pessoas submetidas a uma cirurgia de catarata apresentavam 30% menos chances de desenvolverem quadros de demência e da Alzheimer, quando comparadas àqueles que não passaram pelo procedimento.
Os pesquisadores concluíram que existem poucos fatores de risco para demência que são modificáveis.
De acordo com o oftalmologista geral e especialista em glaucoma, muitas atividades que podem ajudar na prevenção da demência e da doença de Alzheimer, demanda de uma boa visão. Para ler, estudar, fazer cruzadinhas e montar quebra-cabeças.
A catarata, bem como o glaucoma e outras patologias que podem levar à perda parcial ou total da visão, podem impedir que a pessoa invista nesses meios de prevenção.
O estudo é importante, pois nos mostra o quão importante é realizar avaliações oftalmológicas em pessoas com mais de 60 anos, nos cuidados primários de saúde. Inclusive, após os 40 anos, é recomendado um check-up oftalmológico anual.
Ressaltando que a catarata causa uma cegueira que é reversível com a cirurgia. Já o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade, podem levar à perda definitiva da visão.
A prevenção por meio das consultas anuais pode evitar esses quadros mais severos de perda visual.
Fonte: Portal Hospitais Brasil