Início Notícias Pesquisa afirma que beber pouca água aumenta risco de insuficiência cardíaca

Pesquisa afirma que beber pouca água aumenta risco de insuficiência cardíaca

Foto: Reprodução

O consumo de água está ligado às chances de desenvolver insuficiência cardíaca. Foram analisados dados de 16 mil adultos que vem sendo acompanhados há 30 anos.

O estudo, mostra que o corpo bem hidratado mantém os níveis de sódio controlados e o funcionamento saudável do coração. Se a quantia de sal for maior que o considerado entre 142,5 e 143 mmol/L, há um aumento nas chances de desenvolver hipertrofia ventricular esquerda, condição que reduz a capacidade do coração de bombear sangue e pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca.

Quanto mais sal há no organismo, menores são os níveis de fluidos, e vice-versa. A ingestão de líquido suficiente é essencial para manter a proporção de sódio no patamar considerado normal. Segundo os pesquisadores, além de apostar em uma dieta saudável, evitando alimentos ricos em sódio, é importante manter o consumo de água, inclusive na velhice. A recomendação é de uma média de 1,5 a 2,1 litros por dia para mulheres e 2 a 3 litros para homens.

Beber bastante água e manter-se hidratado são maneiras de ajudar nossos corações e podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas a longo prazo.

Fonte: Metropoles