Início São Vicente Você sabia que a construção da Ponte Pênsil não era para travessia?

Você sabia que a construção da Ponte Pênsil não era para travessia?

Ponte Pênsil foi idealizada para ajudar no saneamento básico da Baixada Santista

Em 1910, a Comissão de Saneamento de Santos, liderada pelo engenheiro sanitarista Saturnino de Brito, sugeriu a construção da ponte para suportar um duto que escoaria o esgoto de Santos e São Vicente para o mar na ponta de Itaipu, na Praia Grande. Os conhecidos canais de Santos também fizeram parte deste plano de saneamento da ilha.
A concepção do projeto inicial ficou a cargo de August Kloenne e seus pontões (cabos, escoras), provenientes da Alemanha, foram instalados em 1911. Sua inauguração só aconteceu três anos depois em 1914, pelo então prefeito de São Paulo, Washington Luís.

Ponte Pênsil, 1914

Até a data de sua inauguração as opções de travessia entre São Vicente, Praia Grande e litoral sul era por barcos, canoas ou lanchas.

Dezesseis cabos de aço em torres de vinte metros de altura sustentam sua estrutura de madeira em uma extensão de 180 metros de comprimento. Sua altura é de 6,40 metros.

Inauguração da Ponte Pênsil, 1914

Em 1914, quando a Ponte Pênsil foi inaugurada, ela iria serviar para a tubulação de saneamento básico e não para travessia de carros e pedestres. Para melhorar as condições sanitárias da cidade, construiram a ponte para melhorar as condições sanitárias de Santos e São Vicente.

A ponte deu suporte a instalação de uma tubulação para conduzir todo esgoto coletado em Santos e São Vicente, indo desembocar no Oceano Atlântico, na Ponta de Itaipu, onde hoje se encontra a cidade de Praia Grande.

A construção se tornou um grande sucesso por melhorar a saúde pública de Santos e São Vicente e também se tornou símbolo do avanço na mobilidade urbana por facilitar o acesso entre São Vicente e Praia Grande.

Ponte Pênsil (2022), contribui para o trafego entre São Vicente e Praia Grande

Fonte: Baixada na Rede