Início Notícias Tentativa de furto de cabo de energia causa explosão e apagão em...

Tentativa de furto de cabo de energia causa explosão e apagão em Guarujá

Foto: Reprodução

Uma tentativa de furto de cabos em transformadores da rede elétrica provocou curto-circuito em Guarujá, deixando quase 100 casas sem luz.

A Neoenergia Elektro, concessionária responsável pela energia elétrica da região relatou que houve explosões na Rua José Silva Figueiredo e na Rua Alameda das Margaridas. O fornecimento de energia já foi normalizado.

Na Rua José Silva Figueiredo, foi necessário a reposição de 30 metros de cabo. A tentativa de furto acabou deixando 50 clientes na escuridão entre a 1h40 às 4h. Já na Rua Alameda das Margaridas, 40 clientes foram afetados de 1h50 às 2h20. Além disso, a empresa teve que repor 40 metros de cabo.

Autoridades da segurança do município, têm trabalhado na investigação e na criminalização dos receptores dos cabos furtados.

Entre janeiro e abril de 2022 foram registrados quase 500 casos de furto de cabos de energia em Guarujá. Cortar fios elétricos é considerado furto qualificado, previsto no Código Penal.

As consequências para quem manuseia cabos com partes energizadas podem ser graves, chegando a casos extremos de morte ou lesões irreversíveis, como perda de membros. Em casos de cabos de energia pendurados nos postes, a orientação é que a população não se aproxime.

Quando pessoas não autorizadas forem flagradas fazendo intervenções em postes, o correto é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190, além de contatar imediatamente a concessionária.

Fonte: G1 Santos