Início Notícias Carreta da Mamografia oferece exames gratuitos no Centro de Santos 

Carreta da Mamografia oferece exames gratuitos no Centro de Santos 

Foto: Nathalia Filipe

A partir desta terça-Feira (7), o programa ‘Mulheres de Peito’ estará com a a carreta da mamografia estacionada no Centro de Santos. O objetivo é incentivar as mulheres a realizarem exames.

O serviço ficará disponível para mulheres a partir dos 35 anos até 18 de junho, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados). No total, 50 senhas serão distribuídas para exames durante a semana, pela manhã, e 25 serão distribuídas aos sábados.

Para realizar o exame, mulheres de 35 a 49 e acima de 70 anos precisam levar pedido médico, RG e cartão SUS. Mulheres de 50 a 69 anos precisam levar somente RG e cartão SUS. O uso de máscaras é obrigatório.

O veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliário. Além disso, a equipe conta com técnicos de radiologia e agente administrativo.

As imagens dos exames são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), responsável pelo laudo, que fica pronto em até 2 dias e será disponibilizado para download no site do programa Mulheres de Peito. As imagens do exame são entregues para as pacientes imediatamente após o exame.

O projeto existe desde 2014 e as carretas já percorreram mais de 300 locais. No total, já foram realizadas cerca de 230 mil mamografias, sete mil ultrassons, 700 biópsias e mais de duas mil mulheres encaminhadas para exames complementares e/ou início do tratamento oncológico em unidades estaduais especializadas.

Fonte: G1 Santos