Início Notícias Peixe raríssimo é encontrado morto em praia do litoral, SP

Peixe raríssimo é encontrado morto em praia do litoral, SP

Foto: Instituto Biopesca/Divulgação

Nesta sexta-feira (10), um peixe-elefante (Callorhinchus callorhynchus) foi encontrado morto por um pescador na praia do Ocian em Praia Grande. O animal vive no fundo do mar e dificilmente sobe até a superfície, sendo considerado raríssimo.

O peixe-elefante já sem vida, foi entregue pelo pescador Sandro Gomes ao Instituto Biopesca. O pescador é parceiro do trabalho de monitoramento de capturas acidentais realizado pelo Laboratório de Biologia e Conservação de Organismos Pelágicos (Labcop) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A causa da morte do animal não ficou evidente e o Instituto Biopesca afirmou que não tem dados suficientes para explicar o aparecimento da espécie na superfície.

No Brasil, o peixe-elefante se distribui entre a costa do Rio de Janeiro até a do Rio Grande do Sul, Uruguai, Argentina, Chile e Peru. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), ele está classificado como ameaçado de extinção.

Segundo o biólogo do Instituto Biopesca, Itálo Bini, a espécie vive em profundidades em torno de 170 metros, mas há registros de ocorrência em profundidades maiores, de 481 metros. Por isso, a aparição é rara porque essa espécie habita regiões mais profundas.

Fonte: G1 Santos