Início Baixada Santista Ponte dos Barreiros Liberada! Reinauguração ocorreu na manhã desta terça em São...

Ponte dos Barreiros Liberada! Reinauguração ocorreu na manhã desta terça em São Vicente

Hoje pela manhã foi reinaugurada a Ponte dos Barreiros que liga a área Insular com a área Continental de São Vicente. Estiveram presentes o prefeito Kayo Amado, secretários de governo, vereadores da cidade e autoridades civis e militares.

A cerimonia ocorreu na sede da Secretaria de Serviços Especiais (SESP) e foi uma ato de formalização, uma vez que o trafego havia sido liberado ontem (segunda feira).

“Há quase três anos, as pessoas, principalmente os moradores da Área Continental, sofreram muito com as interdições, principalmente no ano de 2019, em que o tráfego de veículos foi totalmente fechado, o que causou imagens sofridas de pessoas atravessando a pé, no sol e na chuva. Hoje, graças a Deus essa história vira passado e todas as pessoas vão poder voltar à normalidade para irem aos seus trabalhos, escola e voltarem para casa”, disse o prefeito Kayo Amado.

Vereador Jhony Sasaki e o Prefeito Kayo Amado

O vereador Jhony Sasaki ressaltou a importância da volta da Ponte: “Foi talvez a obra mais importante dos últimos anos, colaborei, fiscalizei e também pedi celeridade para que a obra fosse concluida dentro do prazo.”

Ponte dos Barreiros reinaugurada

“Cabe também ressaltar a importante participação da deputada federal Rosana Valle nesse processo. Foi ela que conseguiu recursos através do Presidente Jair Bolsonaro para que essas obras acontecessem.” disse o vereador Jhony Sasaki.

Ponte dos Barreiros liberada totalmente

Histórico da reforma – A reforma teve início em agosto de 2021, com a montagem do canteiro avançado de obras, dos andaimes e balsas, para que o pontapé no serviço estrutural pudesse ser dado.
 

Na metade de setembro, os trabalhadores contratados da Jatobeton, empresa responsável pela obra, iniciaram os reparos em todas as estacas, transversinas, longarinas, New Jersey, juntas de dilatação e guarda-corpo da ponte, serviços realizados em diversas frentes de trabalho.
 

Houve a troca das juntas de dilatação (dispositivos usados para absorver a variação volumétrica dos materiais devido às mudanças das temperaturas, e também utilizados para mitigar os efeitos da vibração e movimentação da estrutura decorrentes do tráfego), garantindo a movimentação natural e a vida útil da ponte.
 Outro serviço realizado foi o “macaqueamento”, que consiste em levantar a estrutura da ponte em alguns centímetros para a colocação de uma nova borracha nitrílica, garantindo a absorção dos impactos diários que a estrutura sofre. A frente de trabalho foi composta por cerca de 150 funcionários.
 

Pavimentação – As pistas da Ponte dos Barreiros receberam nova pavimentação. Foram de 5 a 7 centímetros da camada final, totalizando 300 toneladas de asfalto em toda a extensão da ponte.

O asfalto de alta durabilidade e aderência utiliza 15% de pó de borracha moída derivada da reciclagem de pneus descartáveis, o que agrega característica ecológica ao produto. Além disso, a técnica ajuda na redução de ruídos sobre pavimentos de concreto, garantindo excelente segurança aos usuários e vida útil superior em comparação com o asfalto convencional.
 Outro serviço também executado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) foi a troca do asfalto de acesso à ponte, que estava com os antigos blocos de concreto sextavado e foram removidos para que a massa asfáltica preenchesse todo o local de ponta a ponta da estrutura.

O passeio de pedestres também foi melhorado, com uma calçada maior e a instalação de uma faixa de pedestres em frente ao totem, para trazer mais segurança para quem utiliza o VLT ou desce no início da Avenida Nações Unidas.

Fonte: Baixada na Rede/Diário do Litoral