Início Notícias Varíola dos macacos chega ao litoral de SP

Varíola dos macacos chega ao litoral de SP

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Confirmou, os dois primeiros casos de varíola dos macacos no litoral de São Paulo. Um caso é de Itanhaém e o outro de Praia Grande.

De acordo com a Prefeitura de Itanhaém, o paciente está em isolamento domiciliar. A Vigilância Epidemiológica do município acompanha o caso, e, no momento, aguarda o resultado dos exames. Já a Prefeitura de Praia Grande, não informou sobre o quadro do paciente.

O Estado de São Paulo já registra 590 pacientes confirmados, com a varíola dos macacos e todos estão com uma boa evolução do quadro e são acompanhados pelas vigilâncias epidemiológicas dos seus respectivos municípios.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo ressalta que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos.

A prevenção contra a varíola dos macacos pode ser feita ao evitar o contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele. Além de não beijar, abraçar ou ter relações sexuais com alguém que esteja com infectada com o vírus.

A higienização das mãos com água e sabão, e o uso de álcool gel, são indispensáveis. Além do uso de máscaras, para a proteção contra gotículas e saliva. Por fim, é importante não compartilhar roupas, objetos ou brinquedos sexuais pessoal.

O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus. Também podem aparecer caroços no pescoço, axila e virilhas, além de febre e dor de cabeça.

Fonte: G1 Santos