Início Baixada Santista Cetesb aprova cerca no aeroporto do Guarujá e obras iniciam no 2º...

Cetesb aprova cerca no aeroporto do Guarujá e obras iniciam no 2º semestre de 2023

A Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou à deputada federal Rosana Valle (PL), em reunião nesta terça-feira (2/8), convocada pela parlamentar, que em uma ou duas semanas, no máximo, será finalizada a análise do estudo de fauna, feito pela Prefeitura de Guarujá, para instalar uma cerca entre a vegetação e a pista do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá.

A implantação da cerca é a condição que faltava para o início das obras da primeira fase de implantação do aeroporto, previsto para operar os primeiros voos civis no segundo semestre de 2023. A montagem do terminal provisório de passageiros e a recuperação do pavimento da pista já foram autorizadas. A questão do estudo de fauna surgiu depois que a Cetesb, em inspeção no local, avistou capivaras.

A deputada Rosana Valle chamou a reunião porque já conseguiu recursos de R$ 14 milhões para o aeroporto e gostaria de maior rapidez na aplicação dos mesmos nas obras da primeira fase. “A verba está disponível há quase um ano e quero saber o motivo da demora”, afirmou.

Diante dos questionamentos da deputada, a Cetesb informou que a autorização para a cerca será rápida e que, mais importante, o pedido de Licença de Operação do Aeroporto foi entregue pela Prefeitura de Guarujá dia 6 de junho deste ano e está sendo avaliado simultaneamente por quatro áreas diferentes da companhia, ressaltou o assessor executivo da Presidência da Cetesb, Antônio Luiz de Lima Queiroz.

Se nos 100 anos de funcionamento do aeroporto militar, na chamada Base Aérea de Santos, não houve necessidade de cerca ou estudo de fauna, é porque a atividade até então realizada diferia muito da movimentação de um aeroporto civil, que necessita destes ordenamentos determinados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), informou a represente da Infraero em Guarujá, Adriana Lopes Ramos.

Também participaram da reunião o superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Fued Abrão Júnior, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Adalberto Ferreira da Silva, que fizeram importantes intervenções.

Fonte: Rosana Valle / Baixada na Rede