Início Baixada Santista São Vicente sofre com falta de manutenção em tampas de galerias pluviais

São Vicente sofre com falta de manutenção em tampas de galerias pluviais

A falta de tampas em galerias pluviais em São Vicente, continua sendo alvo de reclamações de moradores de diferentes regiões da cidade. Algumas tampas se quebram por falta de manutenção e em muitos casos de carros e caminhões que passam por cima delas e se quebram.

Tampas sem manutenção que podem causar graves acidentes a pedestres

Infelizmente as tampas quebradas não vem sendo repostas podendo causar acidentes graves de pedestres e também a entrada de lixo para dentro da galeria ocasionando entupimento e transbordamento das galerias.

Para quem anda pela cidade não é difícil encontrar galerias sem tampa ou parcialmente quebradas, e isso ocorre em praticamente todos os bairros da cidade. A situação gera riscos de quedas para os pedestres, que têm que redobrar os cuidados.

Moradores e comerciantes próximos a locais com galerias sem tampa, colocam madeiras e pneus nas galerias para sinalizar a área para que outras pessoas não caiam. Entretanto, o risco é constante e o perigo aumenta durante a noite.

Vereador Jhony Sasaki expõe o grave problema das inúmeras tampas quebradas por toda a cidade

Segundo o vereador Jhony Sasaki, a demanda por limpeza de galeria e reparo de tampa é muito alta desde o inicio de seu mandato. “Em nosso canal aberto com a população via redes sociais, o pedido que mais recebemos é o de limpeza de galeria pluvial e muito dessa demanda decorre da falta de manutenção da tampa, que permite a entrada de todos tipos de material para dentro da galeria entupindo ela e causando transtorno para todos.”, disse o vereador.

“Buscamos colaborar com a prefeitura, inclusive, já levamos tampa em nosso carro para colocação no local devido a demora para atender os nossos pedidos, mas em muitos casos, isso não é possível porque a caixa da galeria está quebrada e ai é necessário apoio de um pedreiro. E somente a equipe da prefeitura poderia resolver a situação e o fazem na medida do possível pois o que mais tem em São Vicente é tampa sem manutenção.”, completou Jhony Sasaki.

Depoimentos:

“Moro na Av. Dom Pedro II (Cidade Náutica) há mais de 10 anos. Esse problema acontece desde gestões anteriores e as equipes da prefeitura resolvem de forma temporária a situação, mas depois o problema volta a acontecer de novo. Em uma galeria na frente da minha casa, pelo menos três pessoas já tropeçaram e se machucaram”, disse o aposentado Reginaldo Ferreira.  

A moradora da Vila Valença Tania Maria machucou a perna ao pisar em uma tampa quebrada: “Fui descer do carro e ao sair, pisei em uma tampa que quebrou e por sorte tive uns arranhões, mas podia ter quebrado a perna.”.

Tampas quebradas e galerias entupidas

Outro problema é que as pessoas têm jogado lixos nas galerias, e com isso, os objetos estão se acumulando e podem causar ainda mais transtornos.

Segundo a prefeitura, no momento, a demanda é alta e a equipe reduzida se esforça para atender os pedidos. Outro problema seria a falta de tampas para reposição e que segundo prefeitura, seria resolvida em breve.

Fonte: Baixada na Rede