Início Notícias Japão: problema com urnas eletrônicas fazem eleitores votarem com células de papel

Japão: problema com urnas eletrônicas fazem eleitores votarem com células de papel

Tóquio, Japão – Onze seções eleitorais no Japão tiveram problemas em suas urnas eletrônicas e a votação neste domingo (2) para presidente da República está ocorrendo com cédulas de papel nesses locais.

Seis das urnas que falharam ficam nas seções 1740 e 1750, em Hamamatsu (Shizuoka); 1818, 1820 e 1821, em Oizumi (Gunma); e 1787, em Tóquio, segundo uma autorização para uso de urnas de lona emitida pela juíza da Zona Eleitoral do Exterior, Priscila Faria da Silva.

Uma outra seção, 1765, também apresentou problemas em Tóquio.

Além disso, o Consulado de Nagoia (Aichi) informou que houve problemas em quatro urnas eletrônicas nas seções 164, 165 e 168, em Nagoia; e 247, em Takaoka (Toyama).

As cédulas estão sendo depositadas pelos eleitores em urnas de lona e os votos serão contados pelos mesários de cada seção eleitoral logo após o término da votação, às 17h.

Por causa desses procedimentos, o tempo de votação de cada eleitor pode aumentar e a divulgação dos resultados neste domingo deve atrasar em relação às urnas eletrônicas.

Cédulas de papel também estão sendo utilizadas em algumas seções eleitorais em Porto, Londres, Moscou, Atlanta, Carrollton e Guatemala devido a problemas nas urnas eletrônicas.

Fonte: Agência Brasil