Início Notícias Santos registra 21 casos de varíola dos macacos

Santos registra 21 casos de varíola dos macacos

Foto: Reprodução

A secretária de saúde de Santos, na Baixada Santista registrou mais um caso de varíola dos macacos, nesta quarta-feira (19), e soma 21 casos confirmados da doença.

Todos os infectados, são do sexo masculino, adultos e sem sinais de gravidade da doença, sendo que 17 já cumpriram o período de isolamento e estão recuperados.

O município tem 15 casos suspeitos, que estão em isolamento domiciliar enquanto aguardam o resultado de exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz.

Todos os residentes em Santos confirmados ou suspeitos da doença são acompanhados pela Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep). A pessoa que identificar algum dos sintomas deve procurar um médico.

Os sintomas são:

  • Primeiros sinais da doença: febre, fadiga, fraqueza e dores musculares, de cabeça, nas costas e nos gânglios (especialmente atrás da orelha e cabeça).
  • Após três dias: surgem erupções na pele a partir do local da infecção primária, que se espalham rapidamente para outras partes do corpo.
  • Em até 12 dias: erupções com aparência sólida (pápula). O infectado deixa de contaminar outras pessoas após o desaparecimento das lesões.

Fonte: G1 Santos