Um navio carregado com celulose, com destino ao Porto de Martas, na Turquia, carregava também 293 kg de cocaína em seu casco, que foram encontradas por mergulhadores no Porto de Santos, no Litoral de São Paulo.
A primeira grande apreensão do ano no porto santista ocorreu após uma operação de prevenção ao tráfico internacional, realizada por mergulhadores.
A embarcação estava com suspeita de carregar droga no casco, em um compartimento situado abaixo do nível da água e que é utilizado para captação de água para resfriamento das máquinas do navio. A Polícia Federal apreendeu a droga, que passará por perícia e deve ajudar nas investigações. Por enquanto, ninguém foi preso.
De acordo com a Receita Federal, a ocultação de droga no casco de um navio acontece justamente por ser um local de difícil acesso, já que é necessário o trabalho de mergulhadores para a retirada da cocaína.
Em 2022, foram cinco ocorrências de localização de drogas ocultas neste tipo de compartimento, totalizando 611 kg, segundo a RF.
Fonte: G1 Santos