Início Baixada Santista Governador Tarcísio de Freitas decreta gratuidade nos transportes para idosos de 60...

Governador Tarcísio de Freitas decreta gratuidade nos transportes para idosos de 60 a 65 anos

O governador Tarcísio de Freitas publicou, neste sábado (21/01), Decreto 67.455, que regulamenta a Lei nº 17.611, retomando a gratuidade às pessoas entre 60 e 65 anos no transporte coletivo de passageiros administrados pelo Estado de São Paulo. 

Governador retoma a gratuidade para pessoas acima de 60 anos

A gratuidade foi suspensa pelo ex governador João Doria e passou a valer a partir de 1° de janeiro de 2021. O motivo, segundo, o ex governador seria redução dos custos do transporte.

Na época, o vereador de São Vicente, Jhony Sasaki (PSB) soltou uma declaração de repúdio sobre o assunto.

Vereador Jhony Sasaki se mostrou Indignado e fez uma declaração de repúdio a época

“Por redução de custos estão tirando a dignidade e o direito de pessoas com mais de 60 anos usufruir do transporte. Uma vergonha o que foi feito pelo prefeito Bruno Covas e o Governador João Doria.”, disse o vereador Jhony Sasaki.

Com o decreto assinado por Tarcísio de Freitas, o público desta faixa etária poderá usufruir do benefício no metrô, nos trens, no VLT e nos ônibus intermunicipais, por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível.

Os cidadãos elegíveis interessados deverão solicitar os cartões nos postos e canais autorizados. O benefício será implementado em até 15 dias. 

No sistema metroferroviário, o benefício será por meio do Cartão TOP ou Bilhete Único. Além dos trens e do metrô, o cartão TOP também poderá ser utilizado no sistema de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

VLT voltará a ter gratuidade para idosos com mais de 60 anos de idade

Já no VLT da Baixada Santista e nos demais serviços gerenciados pela EMTU nas Regiões Metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, o benefício será operacionalizado por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias e/ou permissionárias de cada região.

Vereador Jhony Sasaki festejou a retomada da gratuidade: “na época todos ficamos indignados, ainda mais pela razão que seria redução de custos. A retomada da gratuidade é um alívio para essa faixa etária da população tão sofrida.”.

Os detalhes serão publicados por meio de resolução da Secretaria dos Transportes Metropolitanos na próxima semana.

Fonte: Baixada na Rede/Diário do Transporte