Início Baixada Santista São Vicente promove mutirão de consultas, exames e procedimentos a partir desta...

São Vicente promove mutirão de consultas, exames e procedimentos a partir desta segunda (23)

A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, promove um mutirão de consultas especializadas a partir de segunda-feira (23). A ação, prevista para acontecer por quatro meses, busca zerar filas de pacientes que aguardam por consultas especializadas, exames, cirurgias oftalmológicas e aplicação de próteses dentárias.

Exames como endoscopia, colonoscopia, ecocardiografia, eletrocardiograma e ultrassonografias serão disponibilizados na ação. As consultas especializadas serão com cardiologistas, oftalmologistas, dermatologistas, endocrinologistas, neurologistas, ortopedistas e otorrinolaringologistas. As cirurgias oftalmológicas serão realizadas em pacientes com catarata e glaucoma.

Segundo a prefeitura, o mutirão foi preparado para realizar 16.700 consultas especializadas, 15.600 exames, 1.550 cirurgias oftalmológicas e aplicar mais de 2 mil próteses dentárias. Conforme estudo da Secretaria de Saúde da cidade, mais de 33 mil vicentinos devem ser beneficiados pelo mutirão.

Segundo o vereador Jhony Sasaki, essa ação vem para aliviar a angustia de milhares de vicentinos que aguardam na fila de espera por meses.

Vereador Jhony Sasaki

“Moradores estão angustiados, pois até para agendar uma consulta não existe um retorno imediato. A dor e a doença não esperam e a demora acaba progredindo muitas vezes para um quadro de depressão, que pode piorar ainda mais a situação do paciente.”, disse o vereador aliviado.

A prefeitura ressalta que os atendimentos do mutirão seguirão uma fila de espera única, baseada na data de solicitação. Pacientes que aguardam por atendimentos que serão contemplados mutirão devem procurar a unidade de saúde mais próxima para atualizar o cadastro.

Os pacientes serão atendidos nas seis clínicas participantes, que são: Renascer, Instituto Medlaser, Visão do Bem, Instituto Mendonça Costa, Multimagem e Clínica Ocian. O Centro de Apoio ao Diagnóstico (CAD), que fica na Rua João Ramalho, 442, em São Vicente, fica disponível para ajudar em exames e consultas.