Início Baixada Santista Destroços de navio encalhado há mais de 100 anos vira ponto turístico...

Destroços de navio encalhado há mais de 100 anos vira ponto turístico em Santos, SP

Foto: G1 Santos

A mais nova atração turística de Santos, na Baixada Santista é o veleiro inglês Kestrel, encalhado na orla santista há mais de 100 anos. Agora moradores e turistas podem ver o navio em 3D. A realidade aumentada é possível por meio de uma placa instalada no pontilhão da faixa de areia do canal 5, próximo aos restos da embarcação.

A atração foi inaugurada dentro das comemorações pelo aniversário de 477 anos da cidade. O usuário pode escanear o QR Code que está na placa e apontar para a direção dos destroços, sendo possível ver o navio em 3D, sobre a água.

Com instruções para viver a experiência, o resumo da história do navio em português e inglês e a pintura de Benedito Calixto, na qual a imagem do veleiro foi inspirada.

O local onde os destroços foram encontrados se transformou em um sítio arqueológico, após estudos realizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apontar que, a retirada dos destroços levaria a se deteriorar.

O Ministério Público indicou que a Prefeitura de Santos deveria sinalizar o lugar para evitar acidentes, e instalar uma placa indicando o fato histórico.

A estrutura parcialmente enterrada na areia foi encontrada por funcionários da limpeza urbana do município, em agosto de 2017. O navio estava enterrado ali há muito tempo e, com o rebaixamento da areia, acabou aflorando. A embarcação deve ter mais de 100 anos.

Fonte: G1 Santos