Início Notícias São Vicente bate recorde de casos de interrupções de energia causadas por...

São Vicente bate recorde de casos de interrupções de energia causadas por pipas em 2022

Foto: Divulgação

Um levantamento feito pela CPFL Energia apontou que a cidade de São Vicente, na Baixada Santista, bateu o recorde em casos de interrupções de energia causadas por pipas em 2022.

Considerando cinco cidades Baixada Santista, os casos cresceram 4,72% na comparação com 2020 e diminuíram 3,9% em relação a 2021, totalizando 1.132 ocorrências.

Porém, São Vicente lidera a lista das cinco cidades da região, com mais casos de interrupções de energia causadas por pipas. Em segundo lugar, ficou Praia Grande e, em terceiro apareceu Guarujá. A cidade da região com menos casos, segundo o estudo, foi Cubatão.

A CPFL por meio da campanha Guardião da Vida, realiza todos os anos, ações de conscientização sobre as pipas na rede elétrica. Os desligamentos e os acidentes causados pelas pipas podem ser evitados com alguns cuidados simples.

É importante escolher um local longe da fiação elétrica, como campos abertos e parques, fugindo do entorno de rodovias ou das avenidas de intenso movimento de veículos, onde também podem acontecer atropelamentos. Nunca use: cerol ou a linha “chilena”, rabiolas, que enroscam nos fios elétricos e papel alumínio, que é um material condutor. Além disso, não solte pipas em dias de chuva, e nunca tente resgatar uma pipa enroscada na rede elétrica e em subestações.

No Estado de São Paulo, é crime utilizar cerol ou a chamada “linha chilena”, de acordo com a lei estadual nº 12.192, de 2006. 

Fonte: G1 Santos