Início Notícias São Vicente promove mutirão de saúde para mulheres neste sábado (11)

São Vicente promove mutirão de saúde para mulheres neste sábado (11)

Foto: Reprodução

O Mutirão da Saúde acontecerá neste sábado (11), das 8h às 13h, na Unidade Básica de Saúde Central, na Avenida Antonio Emmerich, 509, em São Vicente, na Baixada Santista. A unidade de saúde estará realizando exame papanicolau, vacinação contra HPV e aplicação do contraceptivo Implanon, para as mulheres com idades de 25 a 64 anos.

Os profissionais da saúde estarão aplicando a vacina contra o HPV para meninos e meninas, de 9 a 14 anos. O objetivo da imunização contra o Papilomavírus é diminuir o índice de câncer, em especial o do colo do útero. A vacina previne também lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero, vulva e vagina, e verrugas genitais em mulheres e homens.

O objetivo do mutirão é ampliar a cobertura vacinal contra o HPV e alcançar as adolescentes para compartilhar informações sobre os meios de prevenção. Ao todo, serão disponibilizados 250 dispositivos nos mutirões.

Implanon

O chip anticoncepcional é considerado um dos métodos mais eficazes de contracepção da atualidade. Isso porque a sua eficácia ultrapassa os 99% durante os cerca de três anos. O componente ativo, o etonogestrel, funciona de duas maneiras: impede que o óvulo seja liberado do ovário e altera o colo do útero, dificultando a entrada de espermatozóides.

O método contraceptivo é reversível, de ação prolongada, e possui a forma de bastão com quatro centímetros de comprimento e dois milímetros de diâmetro.

Fonte: G1 Santos