Início Notícias Professora da rede pública de São Vicente lança livro infantil adaptado para...

Professora da rede pública de São Vicente lança livro infantil adaptado para crianças com deficiência visual e auditiva

Foto: Arquivo pessoal

Uma professora de escola pública de São Vicente, na Baixada Santista, lançou dois livros adaptados para crianças com deficiência visual e auditiva. Regina Travassos é autora de cinco livros, e contou que realizou o sonho de adaptar dois deles, com áudio e com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com o áudio e a tradução para a linguagem de sinais, o primeiro livro adaptado, chamado “O mundo das letrinhas” foi lançado em junho de 2022, e a segunda obra “Sonhando com as letrinhas” foi divulgado em dezembro deste ano. Regina pretende lançar mais um livro adaptado em 2023. Todos os lançamentos são destinados a crianças na fase de alfabetização.

“Costumo dizer que pessoas de zero a 100 anos vão gostar. Mas para trabalhar a alfabetização é legal para crianças a partir de 4 anos de idade. Quero lançar um para crianças com mais de sete anos, para trabalhar as sílabas”, ressaltou.

As produções com duração de aproximadamente três e cinco minutos estão disponíveis no canal da professora. Segundo ela, todos os alunos com deficiência auditiva e visual da rede municipal de São Vicente receberam um impresso para acessar o material via QR Code.

“Sensação de dever cumprido. Tenho 45 anos como educadora, com 13 anos já dava aula de reforço e piano. Não quero só a satisfação pessoal, mas desejo poder passar a ideia de inclusão para mais pessoas. Tenho filhas que moram na Alemanha e em Portugal, e elas levaram a ideia do livro para fora do Brasil e estão inspirando outras pessoas. Precisamos fazer as coisas pensando em um mundo melhor”, pontuou.

Atualmente Regina atua na Secretaria de Educação, sendo responsável pelas aulas de pós-graduação na Educacional Baixada Santista. Além da pedagogia, a autora tem formação em piano, educação artística e pós-graduação em psicopedagogia. Regina também é professora aposentada de educação artística da pela rede Estadual.

Fonte: G1 Santos