Início Baixada Santista Definido novo prazo para atualizar o RG

Definido novo prazo para atualizar o RG

Foto: Ilustrativa

O Governo Federal lançou a Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo documento visa substituir de forma progressiva o RG tradicional, com o objetivo de proporcionar uma maior segurança para todos os cidadãos, desde os recém-nascidos até os adultos.

A CIN apresenta um modelo único para todo o território brasileiro, o que facilita a identificação do cidadão em qualquer local.

Muitos pais podem não estar cientes de que é possível obter uma carteira de identidade para seus filhos desde a primeira infância, inclusive para recém-nascidos. Com a CIN, essa possibilidade se torna ainda mais atrativa, visto que o documento conta com vários elementos de segurança, como um QR Code seguro e uma zona de leitura automatizada, que facilitam a verificação das informações pelo público e pelas Forças de Segurança Pública.

Adicionalmente, a CIN apresenta uma novidade significativa em relação ao RG tradicional: o número do CPF passa a ser o número do registro nacional. Isso significa que o número do documento será o mesmo, independentemente do estado em que for emitido. Essa uniformização contribui para tornar a CIN o documento de identificação mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo.

Os recém-nascidos e as crianças podem obter a nova Carteira de Identidade nas unidades federativas que já estão emitindo o documento. Com a CIN, as crianças adquirem uma série de benefícios, entre os quais se destacam a facilitação na obtenção de serviços públicos e privados, a contribuição para a construção de sua identidade e a prevenção de riscos de falsificação do documento.

O documento é impresso em um material mais resistente do que o RG tradicional, o que reduz a necessidade de emissão de segundas vias. Além disso, a CIN também possui uma versão digital, que pode ser acessada por meio do aplicativo gov.br.

O processo de emissão da CIN está disponível nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Até o momento, 11 estados brasileiros já estão habilitados a emitir o novo documento. De acordo com o decreto federal que instituiu a CIN, a partir de 6 de novembro de 2023, todos os órgãos expedidores serão obrigados a adotar os padrões da Carteira de Identidade Nacional.

O documento anterior continuará válido no país até 28 de fevereiro de 2032, permitindo uma transição gradual para o novo modelo. As pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de manter o documento antigo, se assim preferirem.

Fonte: Pronatec