Início Baixada Santista Morre aos 82 anos, o ator e diretor teatral Tanah Corrêa, em...

Morre aos 82 anos, o ator e diretor teatral Tanah Corrêa, em Santos, SP

Foto: Reprodução

O ator e diretor teatral Athanazildo Corrêa Neto, de 82 anos, conhecido como Tanah Corrêa, morreu na madrugada desta terça-feira (27) em Santos, na Baixada Santista. Ele estava internado na Santa Casa de Santos desde o último sábado (24).

Nascido em Bauru (SP), ele adotou Santos como cidade do coração. Tanah fez Licenciatura Plena em Educação Artística – Artes Cênicas na Fundação Lusíadas, hoje Unilus, e, inclusive, ganhou o título de cidadão santista na Câmara Municipal em 2005.

Tanah, trabalhou com teatro amador, profissional, televisão e cinema. Ele atuou em diversas novelas e séries da TV Globo desde 1979, e ainda participou como ator ou diretor de obras do cinema e ministrou diversos cursos.

Além disso, foi assessor municipal de Cultura de Santos de 1984 a 1985 e, a partir desta data, assumiu como secretário municipal até 1988. Já de 2004 a 2005, foi presidente da Comissão de Restauração Cênica e Inauguração do Teatro Coliseu.

Ele ainda foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CINC), do Ministério da Cultura, secretário geral da Confederação Nacional de Teatro Amador (Confenata) e diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Autores (SBAT). O artista também foi fundador do Teatro Plínio Marcos e do Cine-Arte Lilian Lemertz, ambos em São Paulo.

Em 2011, o artista foi homenageado pela X-9 com o enredo “Xisnoviano, macuqueiro, arteiro, teatreiro, a X-9 Pioneira saúda Tanah Corrêa e a arte na cultura brasileira”. A escola de samba conquistou o título de campeã do Carnaval de Santos.

O diretor teatral deixou a esposa Orleyd Faya e os filhos André, Geórgia, Kenia, Natasha, Ludmila, Geovana, Janaína, Natália, Fernanda e o ator santista Alexandre Borges. Alexandre Borges participou, recentemente, do podcast Baixada em Pauta e falou sobre a relação com o pai.

O prefeito Rogério Santos decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Tanah.

A Santa Casa de Santos confirmou o falecimento, mas disse que não tem autorização para dar maiores detalhes sobre o caso dele. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do artista.

Fonte: G1 Santos