Início Baixada Santista Língua Brasileira de Sinais é inserida na rede municipal de educação de...

Língua Brasileira de Sinais é inserida na rede municipal de educação de Mongaguá, SP

Foto: Ilustrativa

A rede municipal de ensino de Mongaguá, no litoral de São Paulo, começou a aplicar o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos alunos da Educação Infantil (Pré-Escola). Alunos de 4 a 5 anos, em diferentes escolas municipais da região, recebem aulas semanais de Libras.

As aulas são ministradas por professores especialistas em intérprete de Libras., convocados a partir de concurso público. As aulas são semanais em diferentes unidades de ensino, possibilitando de maneira gradativa a inserção do uso das Libras no dia a dia dos alunos da pré-escola.

O intuito da iniciativa é tornar os estudantes multiplicadores da linguagem dentro dos próprios lares, possibilitando a criação de uma sociedade mais inclusiva.

De acordo com a prefeitura, o objetivo da Diretoria de Educação é promover o ensino das Libras na matriz curricular, não apenas semanalmente. Para o próximo ano, será desenvolvido um projeto que atenda a rede municipal, inserindo o ensino de Libras na grade curricular, como garantia de direito e parte do pacote das políticas públicas de inclusão.

Fonte: G1 Santos