Início Notícias São Vicente, SP, promove a semana de prevenção ao câncer com orientações...

São Vicente, SP, promove a semana de prevenção ao câncer com orientações e exames de graça

Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Vicente, na Baixada Santista, realizará a semana de conscientização e prevenção ao câncer, entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro. A ação será para alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

A campanha acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A população poderá realizar e agendar exames preventivos de câncer de mama, do colo do útero, de próstata e de boca. Caso os resultados indiquem alguma suspeita, o paciente será encaminhado para tratamento.

O Dia D de Conscientização e Prevenção ao Câncer será no sábado (26), na UBS Central, que fica na Avenida Antonio Emmerich, 509, na Vila Cascatinha, na ESF Humaitá, localizada na Rua Alfredo das Neves, 319, na Área Continental.

As duas unidades vão funcionar das 9h às 14h, com atendimento médico, incentivo e prática de exercícios físicos, imunização com todas as vacinas do calendário (inclusive a que previne o HPV), avaliação e triagem com dentistas para detecção do câncer de boca, coleta de exame citopatológico e solicitação de testes de próstata e mama (de acordo com o protocolo do ministério da Saúde) entre outros.

Para reforçar a Campanha de Conscientização e Prevenção ao Câncer, de 29 de agosto a 9 de setembro, a Área Continental de São Vicente receberá a Carreta da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Saúde do Estado. O veículo ficará estacionado na Avenida Doutor Ulisses Guimarães, 209, em frente à Subprefeitura.

Mulheres com idades a partir de 35 e até 69 anos vão poder fazer a mamografia sem pedido médico. Já idosas com mais de 70 anos, precisam apresentar encaminhamento. Para o exame, é necessário apresentar o RG e o cartão SUS.

O atendimento será realizado através de senhas que serão entregues a 50 pessoas, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, serão 25 números disponibilizados, das 8h às 12h.

Fonte: G1 Santos