Início Notícias Cervejaria lança bebida inspirada na história de São Vicente, SP

Cervejaria lança bebida inspirada na história de São Vicente, SP

Foto: Divulgação PMS

A Cervejaria Jurassica, microcervejaria artesanal, lançou uma bebida inspirada na história de São Vicente, na Baixada Santista, considerada a primeira do Brasil. A ideia partiu do proprietário, Mauricio Riscala Name, em conjunto com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Juliana Santana.

Batizada pelo nome de Bartira – indígena que viveu no século XVI e é personagem do início da trajetória de São Vicente, a cerveja é do tipo ‘Weiss’, produzida à base de malte de trigo. É uma bebida clara, refrescante e toque “aveludado”. Seu aroma remete a cravo e banana, fruta característica do município e presente em vários pratos e doces locais.

“É uma cerveja caracterizada pelo aroma da banana, muito forte na gastronomia local. É uma forma de fomentar a cultura da Cidade”, explica Mauricio Riscala.

“A ideia é que as pessoas bebam essa cerveja e o sabor remete a São Vicente. Este fenômeno gerará, futuramente, uma afetividade do cidadão com o município. Os turistas vão bebê-la e lembrar do ‘gostinho’ de São Vicente. Automaticamente, virão à memória grandes lembranças vividas por aqui”, ressalta a secretária Juliana.

A cerveja já está à venda em quatro estabelecimentos comerciais: Botecagem Ramalho, na rua João Ramalho, 215 – Centro, O Condado (Boulevard Ana Pimentel, 66 – Centro), Nativos Gastrobar, avenida Prefeito José Monteiro, 429 – Jardim Independência) e a própria Cervejaria Jurássica, localizada na João Guerra, 182 – Santos.

A Cerveja Bartira segue os passos do Brigadeiro Raiz do Brasil, lançado oficialmente em agosto de 2022 com a finalidade de resgatar traços de elementos que compõem a história de São Vicente, como a banana e a cachaça.

Fonte: Costa Norte