Fundador da Torcida Jovem do Santos Futebol Clube, Cosmo Damião Freitas Cid morreu neste sábado (9), aos 67 anos, em Santos, na Baixada Santista. Ele estava internado na Santa Casa de Santos após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no último fim de semana.
Cosmo Damião foi um dos fundadores da Torcida Jovem em setembro de 1969, quando tinha apenas 13 anos. Ele foi presidente por cinco mandatos e manteve a participação initerrupatamente durante os 54 anos da torcida.
Em nota publicada nas redes sociais, o Santos Futebol Clube lamentou o falecimento do torcedor considerado “um dos maiores símbolos da nação santista”. O clube decretou luto oficial de três dias e bandeira a meio mastro.
A Torcida Jovem se referiu à Cosmo como “eterno presidente de honra” e informou que ele é doador de órgãos. Segundo a organizada, Cosmo também foi conselheiro tutelar e presidente da Associação de Torcidas Organizadas de São Paulo.
“O legado de Cosmo Damião Freitas Cid para a sociedade brasileira e todos seus cidadãos, sejam de arquibancada, ou não, é imensurável”, escreveu a organizada em publicação de homenagem.
Fonte: G1 Santos