A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) começou a ser emitida nos 26 postos do Poupatempo, incluindo das unidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo. Elas também passam a contar com salas sensoriais para acolher pessoas autistas.
A carteira visa facilitar a identificação da pessoa autista e seus responsáveis, assegurando mais rapidez no acesso a serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social e outros em todo o território paulista. As solicitações podem ser feitas através do portal Ciptea, criado pela Prodesp, a empresa de tecnologia do Governo de São Paulo que já emitiu 17 mil carteiras desde abril.
O documento também pode ser impresso em equipamentos domésticos, sem a necessidade de deslocamento dos beneficiários e/ou responsáveis. Todos os postos do Poupatempo oferecem orientação para preenchimento do cadastro e emissão das carteiras para pessoas autistas.
O Poupatempo de Santos está localizado na Rua João Pessoa, 246, no Centro de Santos e funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h. Já o Poutempo de Guarujá fica na Avenida Santos Dumont, 1586, em Vicente de Carvalho e atende de segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h.
A carteira oficial de identificação para pessoas com TEA (Ciptea) atende a normas da lei federal 13.977/20 e da Lei Estadual 17.651/23, promulgada pelo Governo de São Paulo em março. A ação faz parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, em vigor desde abril pelo decreto estadual 67.634.
Fonte: G1 Santos